11/04/2012

VIGITEL: Mulheres estão realizando mais exames de mamografia

 

Tempo de áudio – 1min44seg

LOC/REPÓRTER: As mulheres brasileiras estão entendendo a importância de fazer o exame de mamografia como prevenção do câncer de mama. Segundo a pesquisa Vigitel de 2011, Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônica do Ministério da Saúde, divulgada nesta terça-feira, o número de mamografias realizadas no País cresceu. Os dados confirmaram que mais de 73 por cento das brasileiras fizeram o exame nos últimos dois anos. Em 2006, esse índice era de 71 vírgula dois por cento. Um exemplo da mudança é a técnica em enfermagem, Maria Francisca de Araújo Silva, que considera o exame muito importante.

TEC/SONORA: técnica em enfermagem – Maria Francisca de Araújo Silva

"Na verdade eu faço todo ano. Eu acho muito importante que a mulher a partir dos 40 e geralmente os médicos falam a partir dos 40. Mas eu acho que até mais cedo a mulher já pode está fazendo, para até mesmo evitar um câncer de mama. Então é muito importante para a prevenção da mulher. Hoje em dia não está muito fácil".

LOC/REPÓRTER: O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, relata as principais ações que ajudaram no crescimento da realização dos exames de mamografia.

TEC/SONORA: ministro da Saúde- Alexandre Padilha

"Pelas novas políticas, chamar a atenção. O esforço das secretarias estaduais e municipais, a adoção de mamografia móvel nas regiões de mais difícil acesso. As mulheres assumiram e aderiram à ideia da prevenção ao câncer de mama, aderiram à realização da mamografia como exame preventivo importante".

LOC/REPÓRTER: Outra medida importante para ampliar a cobertura e qualificar os exames de mamografia realizados nas mulheres é o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia. A ação prevê estruturar um programa nacional de monitoramento da qualidade dos serviços de diagnóstico por imagem realizada tanto no SUS, Sistema Único de Saúde, quanto na rede privada.

Reportagem, Alexandre Penido

Produção da Web Rádio Saúde/Agência Saúde - Ascom/MS
Confira a programação ao vivo, notícias e podcasts da Web Rádio Saúde

<< VOLTAR

Ouvidoria 

Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios Bloco G
Brasilia-DF / CEP: 70058-900

Acesse o serviço CartaSUS e avalie seu atendimento.

Acessos
Acesso  Brasil sem miseria  Destaques  SaudeComMaisEvidencia  Guia de sinalização de serviços e unidades do SUS
 
Assinatura