18/05/2012

SAÚDE DO BEBÊ: Alimentação saudável depois do parto garante a saúde dos filhos no futuro

 

Tempo de áudio – 1min50seg

LOC/REPÓRTER: A preocupação que as mães têm com a alimentação durante a gravidez deve continuar depois do parto. É por meio do leite materno que os bebês começam a identificar o sabor dos alimentos, mesmo que ainda não estejam comendo papinha. Ou seja, tudo que a mãe come é ingerido pelo bebê durante a amamentação. Por isso a alimentação saudável da mãe enquanto está dando de mamar é tão importante. A coordenadora das ações de aleitamento materno na área técnica em Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Fernanda Ramos Monteiro, diz quais são os alimentos que precisam estar no cardápio da mãe que está amamentando.

TEC/SONORA: coordenadora das ações de aleitamento materno na área técnica em Saúde da Criança do Ministério da Saúde – Fernanda Ramos Monteiro

"Um tipo de carne, seja carne bovina, ave, peixe, ela pode consumir ali na sua refeição. Cenoura, tomate, pode comer uma alface. Consumir ali frutas da estação, regional do seu estado. Essa mãe pode consumir leite após o seu pós-parto".

LOC/REPÓRTER: Fernanda Ramos Monteiro lembra que se a criança tiver cólicas a alimentação pode não ser a única causa do problema.

TEC/SONORA: coordenadora das ações de aleitamento materno na área técnica em Saúde da Criança do Ministério da Saúde – Fernanda Ramos Monteiro

"Ao acordar, ela tomar uma xicara de leite com uma quantidade pequena de café, não é isso que vai causar uma cólica na criança. Muitas vezes até a pega da criança inadequada no peito da mãe pode causar cólica. A criança engole ar o que ocasiona ali a criança sentir um desconforto. Então, nem sempre o que a mãe está consumindo é o que vai trazer ali ao recém-nascido a cólica. Então a criança pós o parto ela vai está em continuidade do traço intestinal e é normal que a criança se adapte a sua nova alimentação. E, portanto é natural a criança sim ter cólica". 

LOC/REPÓRTER: A coordenadora de aleitamento materno do Ministério da Saúde, Fernanda Ramos, lembra que a criança deve mamar até os seis meses idade e a mãe deve evitar frituras, doces e muito açúcar.

Reportagem, Alexandre Penido

Produção da Web Rádio Saúde/Agência Saúde - Ascom/MS
Confira a programação ao vivo, notícias e podcasts da Web Rádio Saúde

<< VOLTAR

Ouvidoria 

Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios Bloco G
Brasilia-DF / CEP: 70058-900

Acesse o serviço CartaSUS e avalie seu atendimento.

Acessos
    
 

Copyright © 2014 Portal da Saúde – Ministério da Saúde – www.saude.gov.br. Todos os direitos reservados.