03/08/2012

CURSO: Ministro da Saúde participa de aula inaugural de medicina

 

Tempo de áudio: 1min31seg

LOC/REPÓRTER: O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou nesta sexta-feira da primeira aula do curso de medicina da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo. O curso fica no bairro de Itaquera, e é o primeiro de medicina da Zona Leste da capital paulista, região carente onde vivem cerca de quatro milhões de pessoas. A faculdade é ligada ao Hospital Santa Marcelina, referência no estado em diversas especialidades médicas. É o único hospital de alta complexidade da Zona Leste e dedica 87% dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde. O ministro explica a importância de se ter faculdades de medicina nas regiões mais pobres do País:

TEC/SONORA: ministro da Saúde – Alexandre Padilha

"Precisamos ter cada vez mais faculdades de medicina com qualidade, mas nas regiões mais pobres do País, nas áreas de periferia para que ajude a fixar médicos nessas regiões, nesses bairros."

LOC/REPÓRTER: O ministro destaca a parceria entre Ministérios da Saúde e da Educação para ajudar estudantes da saúde:

TEC/SONORA: ministro da Saúde – Alexandre Padilha

"Através do Fies nós podemos custear todo o curso do estudante e depois de formado, se ele for trabalhar para o SUS, aonde o SUS precisa dele ele desconta dessa dívida que ele tem com o Fies e com isso ajuda a manter o curso e fixar o médico depois onde nós mais precisamos como na zona leste de São Paulo."

LOC/REPÓRTER: Já no início do curso os alunos farão estágio no Hospital Santa Marcelina para, desde cedo, terem contato com os pacientes e com a prática da profissão.

Reportagem, Hortência Guedes

Produção da Web Rádio Saúde/Agência Saúde - Ascom/MS
Confira a programação ao vivo, notícias e podcasts da Web Rádio Saúde

<< VOLTAR

Ouvidoria 

Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios Bloco G
Brasilia-DF / CEP: 70058-900

Acesse o serviço CartaSUS e avalie seu atendimento.

Acessos
    
 

Copyright © 2014 Portal da Saúde – Ministério da Saúde – www.saude.gov.br. Todos os direitos reservados.