08/11/2013

PESQUISA: Estudo sobre artrose é desenvolvido no Into

 

Tempo de áudio -1min23seg

LOC/REPÓRTER: A artrose, um problema crônico que afeta as articulações do corpo e limita a vida de milhares de pessoas, está sendo investigado em uma pesquisa inédita sobre a doença, desenvolvida pela Coordenação de Ensino e Pesquisa do Into, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. Comum em idosos, a artrose provoca a degeneração das articulações nos joelhos, quadril, coluna e mãos. O problema causa dor, inchaço e rigidez. De acordo com o ortopedista do Into e coordenador da pesquisa, Eduardo de Sousa, o objetivo é conseguir comprovar as causas do problema e, assim, prevenir e até reverter os casos no futuro.

TEC/SONORA: ortopedista do Into – Eduardo de Sousa

"A ideia da pesquisa é estudar cada uma dessas porções da articulação: a cartilagem, esse tecido sinovial e líquido e vê o que eles produzem e como é que eles vão se relacionar para fazer com que a doença apareça. E aí a gente tem que investigar fatores genéticos para tentar descobrir se tem alguma coisa que aconteça com algumas porções da população que deixa elas mais dispostas." 

LOC/REPÓRTER: Segundo o ortopedista Eduardo de Sousa, a investigação de fatores genéticos em pessoas com artrose é necessária porque houve um crescimento nos casos de pacientes antes dos 50 anos.  O estudo sobre artrose realizado no Into é tema desenvolvido em doutorado do Programa de Ciências Morfológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 Reportagem, Ana Cláudia Amorim

Produção da Web Rádio Saúde/Agência Saúde - Ascom/MS
Confira a programação ao vivo, notícias e podcasts da Web Rádio Saúde

<< VOLTAR

Ouvidoria 

Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios Bloco G
Brasilia-DF / CEP: 70058-900

Acesse o serviço CartaSUS e avalie seu atendimento.

Acessos
    
 

Copyright © 2014 Portal da Saúde – Ministério da Saúde – www.saude.gov.br. Todos os direitos reservados.